Aberto ‘Processo de Admissão 2024’ para novos alunos
30/08/2023
No sábado, 26 de abril, o Colégio Santos Anjos – Unidade Rio de Janeiro viveu um dia muito significativo, que uniu memória, espiritualidade e formação pedagógica no 1º Encontro de Formação Continuada de Educadores de 2025.
Logo pela manhã, a Comunidade Religiosa e os educadores reuniram-se para um gesto simbólico e carregado de afeto: o plantio de um ipê-amarelo em homenagem ao Papa Francisco, no dia de seu sepultamento. A cerimônia, conduzida pela vice-diretora pedagógica, Irmã Marília Abreu, contou com a presença da Superiora Geral da Congregação dos Santos Anjos, Irmã Marina Andrade, e do gestor da Rede de Educação e diretor da Unidade, Carlos Eduardo Cardozo.
“O corpo é sepultado, mas o legado não; este permanece para sempre”, destacou Irmã Marília, ao relembrar a missão de Francisco. A cor da árvore remete à bandeira do Vaticano, mas o gesto vai além: “plantamos amor, plantamos memória, plantamos esperança”. O espaço agora se torna, para toda a comunidade escolar, um local de oração, reflexão e comunhão viva com a Igreja.
Após o momento de homenagem, educadores seguiram para o auditório, onde participaram do encontro formativo conduzido por Irmã Marina Andrade. Com o tema “Pedagogia dos Santos Anjos: perspectivas carismáticas e congregacionais”, a Superiora Geral apresentou um mergulho no legado de Madre Maria São Miguel Poux, fundadora da Congregação, articulando carisma e missão educativa com os desafios contemporâneos da escola.
“Muito antes de nós, a Fundadora já falava de uma Educação Integral, indo além do intelecto, favorecendo uma educação do corpo, do coração, das maneiras e do espírito”, afirmou Irmã Marina, ao refletir sobre a visão educativa da Congregação. Em diálogo com os educadores, ela também provocou: “Eu estou olhando para os alunos? Precisamos enxergá-los como um todo, aproximar-nos e perceber o que está acontecendo, os comportamentos que estão mudando”.
O diretor Carlos Eduardo Cardozo aproveitou o momento para apresentar os próximos encontros da formação continuada, que acontecerão ao longo do ano com temas atuais e desafiadores. Entre eles, o uso da Inteligência Artificial na educação, reforçando o compromisso do Colégio com uma formação que alie espiritualidade, conhecimento e inovação.
Foi um dia de raízes profundas: fincadas na memória de Francisco, no carisma de Maria São Miguel e no compromisso diário de educar com sentido, presença e esperança.