Nesta segunda (13/06), o nosso Colégio dos Santos Anjos (Unidade Rio de Janeiro) promoveu uma live sobre “Autoestima e insegurança: ansiedade no ambiente escolar”. Para falar sobre o tema, a convidada foi a Pedagoga, Psicopedagoga e Terapeuta Integrativa Taissa Mattesco.

Mediando a live, a nossa Coordenadora Pedagógica do Fundamental 1, Priscila Gabriel, conduziu o momento iniciando com a apresentação da convidada e promovendo o debate com as questões levantadas pelos presentes e enviadas anteriormente pelos pais e profissionais do Colégio.

Taissa iniciou apontando que alguns aspectos dos problemas emocionais têm a ver com as brigas familiares. A psicopedagoga explicou que durante uma discussão entre pais, quando uma das partes salienta um desgaste, um cansaço, pode gerar interpretações diversas, principalmente quando ouvida pelos filhos.

“Muitas vezes o que a gente diz não é o que foi ouvido. Tudo depende da percepção de quem ouve. As brigas trazem para a criança e para o adolescente o sentimento de culpa”.

Questão emocional

Os rótulos, por mais positivos que sejam, como o “bonzinho”, o “inteligente”, produzem um sentimento que os revestem e os tornam, por vezes, adultos que não conseguem se posicionar, que não conseguem dizer não.

O rótulo aprisiona o indivíduo nos padrões”, disse.

Para essa situação, Mattesco sugere que não sejam atribuídos rótulos, mas que se desenvolva um diálogo onde se apresentem as atitudes, as ações. O sentimento que o rótulo pode trazer, entre tantos, pode ser o da frustração.

Por outro lado, as críticas em excesso são motivos para a baixa autoestima dos alunos. A educação recebida pelos pais, quando crianças, podem ser um reflexo dessa mesma atitude para com os seus filhos. Contudo, as críticas não contribuem para que a criança e o adolescente façam determina atividade ou promova uma ação da maneira que queremos, pelo contrário, promove o sentimento de inferioridade, falta de estímulo etc.

É preciso olhar para a limitação de cada um e respeitá-la. A live também respondeu questões a respeito do uso de celular, o que deve ser feito numa crise de ansiedade, entre outros temas. Para assistir, entre no perfil do Instagram do nosso Colégio: @santosanjosrj.

 

× Estude com a gente!